• Santiago de Compostela acolheu ação de promoção das Festas dos Remédios

    24 AGOSTO. 2018

    A promoção da edição deste ano das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios saltou a fronteira e fixou-se na cidade de Santiago de Compostela, capital da comunidade autónoma da Galiza, Espanha. Depois de, na semana anterior, o Welcome Center - Loja Interativa da Entidade de Turismo do Porto e Norte (TPNP), na cidade do Porto, ter recebido uma “embaixada” da Romaria de Portugal, foi agora a vez de Santiago de Compostela acolher mais uma ação de promoção das festividades que começam na cidade de Lamego, já a partir da próxima quinta-feira, dia 23. Na Loja Interativa da TPNP e no espaço privilegiado em frente à Catedral de Santiago muitos curiosos tiveram a oportunidade de assistir à atuação do Rancho Regional de Fafel e do TRanÇa, projeto amador na área da dança constituído no seio do Teatro Ribeiro Conceição. Liderada por Ana Catarina Rocha, Presidente da Comissão de Festas dos Remédios e Vereadora da Cultura da Câmara de Lamego, a comitiva também convidou o público galego a provar algumas das principais referências gastronómicas de Lamego.
    A cidade de Lamego vai voltar a estar em festa! De 23 de agosto a 9 de setembro, será oferecido um programa variado, onde a música impera com a atuação de grandes nomes nacionais (Amor Electro, Toy, Cuca Roseta, entre outros), mas também vão decorrer, como é tradição, outros momentos que fazem desta Romaria um evento ímpar no país: a Marcha Luminosa, a Batalha das Flores, a Grande Noitada e, no último dia, o Fogo Preso.
    O principal evento de cariz popular e religioso da região começa quinta-feira, às 10 horas, com a leitura do convite à participação dos Cidadãos de Lamego e seu Termo feita pelo Arauto, em frente aos Paços do Concelho. A abertura oficial decorre à noite, pelas 21 horas, na Av. Dr. Alfredo de Sousa, seguindo-se o concerto de David Antunes & The Midnight Band.

      

  • "Embaixada" das Festas dos Remédios anima a cidade do Porto

    13 AGOSTO. 2018

    A edição 2018 das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios está a reforçar a realização de ações de promoção "fora de portas", com o objetivo de divulgar a sua programação junto de novos públicos. Durante dois dias, a Câmara Municipal de Lamego levou uma “embaixada” da Romaria de Portugal até ao Welcome Center - Loja Interativa da Entidade de Turismo do Porto e Norte, na cidade do Porto, para abrir um pouco o apetite sobre o que se vai passar de 23 de agosto a 9 de setembro. 
    Assim, milhares de turistas assistiram, na rua ou na Estação de São Bento, à atuação do Grupo de Bombos de Samodães, do Rancho Regional de Fafel e dos Caretos de Lazarim. À mesa, para uma prova livre, também não faltaram os produtos gastronómicos de referência no concelho: presunto, bôla de Lamego, espumante e brôa de milho.
    Ao longo de 18 dias, as Festas dos Remédios vão oferecer uma programação variada, onde a música impera com a atuação de grandes nomes nacionais (Amor Electro, Toy, Cuca Roseta, entre outros), mas também vão decorrer, como é tradição, outros momentos que fazem desta Romaria um evento ímpar no país: a Marcha Luminosa, a Batalha das Flores, a Grande Noitada e, no último dia, o Fogo Preso. De características únicas no mundo, o ponto alto dos festejos volta a ser a Majestosa Procissão do Triunfo, na qual os andores são puxados por juntas de bois, segundo uma tradição muito antiga, sancionada, em 1952, pela Sagrada Congregação dos Ritos.

      

  • Festas dos Remédios querem recuperar a grandiosidade de outrora

    08 AGOSTO. 2018

    A cidade de Lamego vai voltar a estar em festa! De 23 de agosto a 9 de setembro, revivem-se as tradições d’ “A Romaria de Portugal”: as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios. 2018 marca uma nova viragem na conceção da organização do maior e mais grandioso evento do Município de Lamego. Muda o recinto da feira para a Praça D. Dinis (Largo do Centro Multiusos) com o objetivo de dar maior dignidade a todos aqueles que desenvolvem a sua atividade comercial e visitam a cidade, muda a divulgação da programação, por exemplo, com a criação de um sítio próprio na Internet e a realização de ações de promoção "fora de portas" e muda também o envolvimento das diversas entidades locais, concertando esforços em prol de um objetivo comum: umas Festas organizadas, seguras e dignas. Muitos anos depois, a sua organização foi ainda devolvida à sociedade civil, tendo sido criada uma Comissão, composta por lamecenses de várias sensibilidades. 
    Ao longo de 18 dias, será oferecido um programa variado, onde a música impera com a atuação de grandes nomes nacionais (Amor Electro, Toy, Cuca Roseta, entre outros), mas também vão decorrer, como é tradição, outros momentos que fazem desta Romaria um evento ímpar no país: a Marcha Luminosa, a Batalha das Flores, a Grande Noitada e, no último dia, o Fogo Preso. De características únicas no mundo, o ponto alto dos festejos volta a ser a Majestosa Procissão do Triunfo, na qual os andores são puxados por juntas de bois, segundo uma tradição muito antiga, sancionada, em 1952, pela Sagrada Congregação dos Ritos. "As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios são um enorme património imaterial das tradições religiosas e pagãs do povo Lamecense. O orgulho de viver esta festa é também a maior manifestação de paixão, diria mesmo amor, pela Romaria de Portugal que a sua população lhe dedica e que desafia mesmo os visitantes a associarem-se", sublinha Ana Catarina Rocha, Presidente da Comissão de Festas e Vereadora da Cultura. Também o Vice-Presidente da Câmara Municipal destaca que "mau grado uma conjuntura financeira menos favorável e obrigados a restrições severas, queremos devolver o orgulho neste acontecimento que se deverá constituir como o principal evento de cariz popular e religioso da região, com repercussão no país".
    A apresentação pública da edição 2018 das Festas dos Remédios decorreu na tarde de 8 de agosto, no Salão Nobre do Teatro Ribeiro Conceição, com a participação de diversos artistas e grupos que prometem emprestar um brilho muito especial aos festejos, com uma forte adesão de convidados e público em geral.

      

  • Festas dos Remédios já tem data e cartaz

    09 ABRIL . 2018

    A edição 2018 das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios já tem data de realização e imagem gráfica de apresentação. “A Romaria de Portugal", um dos maiores eventos religiosos e sociais do país, realiza-se este ano de 23 de agosto a 9 de setembro, em Lamego.

    De características únicas no mundo, a imponência e reputação das Festas dos Remédios fazem dela “A Romaria de Portugal”, na qual os rituais religiosos e profanos se misturam numa harmonia perfeita.

    A recentemente empossada Comissão de Festas, presidida por Ana Catarina Rocha, Vereadora da Câmara Municipal de Lamego, tem por objetivo "revesti-las da grandiosidade de outrora" e renovar a programação de eventos.
    Esta Comissão é composta ainda pelos seguintes elementos: Custódio Barreto dos Santos, António Leite, António Roçado, Fernando Cabral, Joaquim Neves, Bruno Gomes, Ricardo Nóbrega, António Garcia, Afonso Lima, João Avelino Ribeiro e António Cardoso.

     

  • Comissão de Festas quer devolver grandiosidade à "Romaria de Portugal"

    29 MARÇO . 2018

    A Câmara Municipal de Lamego deu posse à Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, constituída por personalidades da sociedade civil e presidida por Ana Catarina Rocha, Vereadora da Cultura. A nova equipa será responsável pela organização e promoção da edição 2018 da "Romaria de Portugal", com o objetivo de "as revestir da grandiosidade de outrora". "Será necessário fazer mais com menos recursos financeiros", afirma Ângelo Moura, Presidente da autarquia, chamando ainda a atenção para as dificuldades financeiras que esta instituição atravessa e que, por esta razão, será necessária maior criatividade na programação desta manifestação religiosa e cultural.

    Com características únicas no mundo que remontam ao século XIV, as Festas dos Remédios recebem, todos os anos, milhares de pessoas que vêm a Lamego homenagear a Padroeira da cidade. A autarquia pretende dar a estas festividades "a dignidade, a nobreza e o esplendor que merecem". "Esta Comissão pautar-se-à por reverenciar o cariz religioso destas Festas e de todas as solenidades religiosas, mantendo uma estrita e regular relação com a Irmandade da Nossa Senhora dos Remédios, com a Irmandade da Senhora da Esperança, com a Reitoria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e com a Diocese de Lamego", assegura Ana Catarina Rocha.

      

  • Centro Multiusos de Lamego, Loja 6
    5100-096 LAMEGO
    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
    www.aromariadeportugal.pt | www.festasdosremedios.pt


Todos os Direitos Reservados © Comissão de Festas Nª Srª dos Remédios | 2018